A guarda de filhos em casos envolvendo a Lei Maria da Penha é uma situação delicada que demanda atenção especial devido à presença de violência doméstica.
A segurança da vítima de violência doméstica e dos filhos é a prioridade máxima. A decisão sobre a guarda levará em conta o ambiente mais seguro para todos.
Em casos de violência doméstica, a abordagem judicial à guarda de filhos é sensível e busca proporcionar um ambiente seguro e estável para as vítimas e seus filhos. Estamos aqui para fornecer orientação jurídica e apoio adaptados à sua situação única.
A Lei 14.713/2023, que entrou em vigor em 31 de agosto de 2023, alterou o Código Civil para proibir a concessão de guarda compartilhada de crianças e adolescentes em casos de violência doméstica ou familiar.
A nova lei determina que, em casos de violência doméstica ou familiar, a guarda será concedida a um dos genitores ou a terceiros, a critério do juiz, levando em consideração, dentre outros fatores, a proteção do menor.
A lei também estabelece que, nos casos em que a guarda for concedida a um dos genitores, o outro genitor terá o direito de visitas, que serão regulamentadas pelo juiz.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.